Na reunião o gabinete situacional e oficializou a criação do Comitê de enfrentamento às Arboviroses da Sesad.
Na manhã desta terça-feira (26), a equipe do Gabinete Situacional se reuniu no Gaciv para analisar e fazer um diagnóstico entomológico sobre o combate às arboviroses que estão acontecendo no município.
Na reunião o Gabinete Situacional e oficializou a criação do Comitê de enfrentamento às Arboviroses da Sesad, para avaliar e acompanhar os casos de viroses no município. Estiveram presentes representantes do Laboratório Central, de atenção especializada, coordenação de Vigilância Ambiental e Epidemiológica para discutir as estratégias que o município precisa ter de enfrentamento.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Kleyton Araújo Felipe, em Parnamirim ainda não foi colocado o estado emergencial em saúde pública para a situação das arboviroses. “Estamos analisando, houve um aumento de notificações, mas os dispositivos ainda estão baixos, então estão sendo analisados a qualidade destas notificações para entender o cenário real do município. Os agentes estão em campo com ações específicas em toda a cidade e já oficializamos a criação do Comitê de Enfrentamento às Arboviroses da Sesad.”, disse o diretor.
No período de 11 a 19 de março foi feito o LIRA, (Levantamento de índice Rápido ), que é um dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde e serve para medir a infestação predial dos bairros e consequentemente do município, e, agora está sendo feito o relatório a respeito, divulgando os índices municipais para mostrar os cuidados que Parnamirim está tendo no combate às arboviroses.