Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.



 


A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim está ampliando, a partir desta segunda-feira (25), a oferta de testagem e tratamento da Sífilis em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde.

 

A ideia é promover uma ampla campanha de convocação, conscientização, testagem e tratamento dessa doença, transmita através de relação sexual desprotegida e que está tendo aumento de registros de casos em todo Brasil.

 

"A sífilis é uma doença causada por uma bactéria transmitida durante relações sexuais desprotegidas, que afeta o corpo todo e pode durar muito tempo. É possível tratá-la e curá-la, inclusive dispomos na nossa rede do tratamento com a penicilina benzatina, caso ele seja necessário. Se a sífilis não for tratada, ela pode causar problemas graves em diferentes partes do corpo como o sistema nervoso e o coração”, destaca o médico de família e comunidade, Isaac Oliveira.

 

Alguns sintomas da sífilis são: feridas indolores na área genital, na boca ou no ânus; lesões na pele, como manchas avermelhadas ou bolhas e febre baixa acompanhada de dor de cabeça e cansaço.

 

Entretanto o médico alerta que muitas pessoas têm sífilis e não apresentam sintomas.  “Elas podem não perceber que estão infectadas e podem passar a doença para outras sem consciência disso”.

 

Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, no RN e também no município, a Sífilis está aumentando de casos. Por isso a campanha que se inicia em Parnamirim e o reforço para a necessidade de prevenção, através do uso do preservativo durante as relações sexuais.