Parnamirim implanta telemedicina para atender usuários nas especialidades de Psiquiatria, Neurologia, Neuropediatra e Nutrição


 

Um avanço da medicina através da tecnologia já está disponível na rede pública municipal de saúde de Parnamirim. A Prefeitura aderiu ao programa federal TeleNordeste do PROADI-SUS e está oferecendo assistência médica especializada por meio da Telemedicina. 


Os usuários cadastrados são atendidos por médicos dentro do Programa de Saúde da Família.  A intervenção busca a melhoria da assistência a saúde e tem como objetivo não apenas expandir o atendimento, mas também fornecer suporte terapêutico a áreas carentes de recursos médicos especializados, eliminando vazios assistenciais e promovendo o desenvolvimento da saúde digital. 


O paciente que necessitar desses especialistas, será  cadastrado e o agendamento realizado pela UBS através de uma plataforma digital, com dia e hora marcados. A teleconsulta será feita dentro da  própria UBS,  com o médico teleinterconsultor do TeleNordeste e o paciente.


O programa foi preconizado pela Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028, apoiado na Política Nacional de Atenção Básica, na Política Nacional de Atenção Especializada e na a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Governo Federal.


O projeto também pretende aprimorar o cuidado de populações em privação de liberdade e povos tradicionais. Além disso, está previsto o desenvolvimento das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a continuação da coleta de dados para estudos científicos, sob a supervisão do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Vento.